Como criar um jogo de escape em casa com as crianças

​Sessenta minutos para escapar de uma sala, sem a ajuda de celulares, computadores ou qualquer outra forma de ajuda externa. Essa é uma brincadeira inventada na Ásia, mas que vem ganhando adeptos por todo o mundo. No Brasil, já são várias as “salas de escape” temáticas, sempre com uma caça ao tesouro muito divertida para desvendar. Com um pouco de imaginação, você pode inventar em casa a sua própria versão. E ainda passar bons momentos com as crianças, ensinando o valor do raciocínio lógico, da investigação e do trabalho de equipe. Confira!

Comece com uma história

Toda brincadeira de escape começa com uma história que explica o motivo pelo qual vocês estão presos na sala. Pode ser encontrar a tumba de um faraó, ou desvendar um enigma em uma biblioteca mágica onde cada livro conduz a uma pista. Seja criativo! Uma boa ideia é se caracterizar como um dos personagens da história e gravar uma mensagem em vídeo para dar início à aventura.

Crie uma sequência de enigmas

A história começa com uma pista que, resolvida, leva ao próximo passo do enigma. Pense em cada fase do desafio e em como esconder pistas pelo ambiente. Vale adivinhações, jogos de palavra, contas para resolver, etc. Ajuste a dificuldade de acordo com a idade e os interesses das crianças. Aproveite para incluir informações que só vocês da família conhecem para criar os enigmas como, por exemplo, usar o nome do cachorro da família, ou a data de aniversário da mamãe, como uma das senhas.

Esconda as pistas pelo ambiente

No começo do jogo, o grupo recebe apenas uma pista. Mas, ao longo da brincadeira, deve ir descobrindo mais informações para desvendar onde está a  chave que abre o local. Vale usar gavetas com chaves, caixas com cadeados, amarrar objetos com trancas de bicicleta e o que mais quiser para “bloquear” a pista seguinte.

Deixe o jogo emocionante

Se o grupo ficar parado em um enigma, ajude com uma segunda pista. Se estiver respondendo muito rápido, crie um desafio surpresa bem no meio do jogo. Você é o mestre do jogo e pode controlar o andamento de tudo. Vale também colocar uma música para dar o clima do ambiente ou mesmo uma trilha de filmes de suspense para dar ainda mais emoção ao jogo. E não se esqueça de ter um cronômetro marcando o tempo que ainda falta para o desafio terminar!

Quer se inspirar? Clientes Liberty Seguros tem 10% de desconto no Escape 60, com salas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. É só aproveitar o benefício do Clube Liberty Momentos.