Entre na onda dos jogos de tabuleiro

​Quem não lembra de virar noites rolando dados para adquirir imóveis e conquistando territórios dos adversários? Jogos de tabuleiro como Banco Imobiliário, War, Detetive e Imagem e Ação marcaram a infância de muita gente, mas ficaram um pouco esquecidos com o desenvolvimento da tecnologia, videogames e outros entretenimentos digitais. No entanto, o mercado de diversão analógica, acredite, voltou com força. Novos títulos são lançados em todo o mundo e o Brasil não corre por fora, entre reedições dos jogos clássicos e novidades, o setor faturou R$ 567 milhões em 2017, 6% a mais que no ano anterior.

Além da nostalgia das viagens em família ao redor da mesa, jogos mais modernos que colocam os participantes para pensar e bares temáticos ajudam na retomada da popularidade dos jogos de tabuleiro, cativando adultos, crianças e famílias inteiras. Também quer entrar nessa onda? Confira nossa lista e reúna a família e os amigos para uma noite de jogos e diversão!

 

Os clássicos

Mesmo os jogos mais tradicionais foram repaginados com o passar dos anos. O Super Banco Imobiliário, por exemplo, agora permite que as transações de compra e venda de imóveis sejam feitas no cartão de crédito ou débito. Uma ótima forma de conversar sobre educação financeira com os pequenos!


O Jogo da Vida é outro clássico que também é super indicado para as famílias. O objetivo é simples: ser o participante com mais dinheiro. Mas, para isso, é preciso desenvolver uma carreira, cuidar da família e passar por testes semelhantes aos que acontecem na vida real. A nova versão do jogo tem um aplicativo para que as contas bancárias sejam controladas via smartphone.


As novidades

A nova geração de tabuleiros, cartas e personagens já possuem alguns candidatos a se tornarem clássicos no futuro próximo. Muitos desses jogos modernos são premiados por suas histórias cativantes e design e já venderam milhões de cópias pelo mundo. Vamos conhecer alguns deles?

Em Dixit, os jogadores assumem o papel de contadores de histórias. Por meio de cartas com ilustrações surrealistas, eles precisam contar uma história correspondente com as imagens, criando cenários, personagens e destinos. Os outros jogadores, então, tentam adivinhar qual é a carta do narrador.


Jogos como Civilization e Age of Empires fazem parte de várias listas de melhores de todos os tempos dos videogames. Mas você já imaginou construir uma civilização inteira no tabuleiro? Esse é o objetivo de 7 Wonders, onde até 7 jogadores devem pensar estratégias para que suas nações, cada uma com características próprias, prosperem ao longo de três eras diferentes.

Muitos jogos da nova geração não chegam ao Brasil, mas você pode comprar versões importadas em lojas como a Amazon, por exemplo. Para garantir que a compra seja entregue no seu endereço sem complicações, aproveite o desconto no frete para clientes Liberty na Puntomio, que faz o envio de compras feitas nos Estados Unidos.

 

Dados, pratos e copos

Vários bares e lanchonetes temáticos oferecem jogos de tabuleiro para os clientes se divertirem enquanto comem e bebem com os amigos. Um dos mais famosos é a Ludus Luderia, no centro de São Paulo. São mais de 900 jogos disponíveis e há monitores para ajudar os clientes jogadores.

Curtiu as dicas? Compartilhe esse texto com seus amigos e família e convide para uma disputa emocionante nos tabuleiros!