1. Pneus
Confira o estado dos pneus, inclusive do estepe – que, muitas vezes, é esquecido – e calibre-os seguindo as orientações de fábrica. O carro cheio exige uma pressão maior na hora da calibragem.
2. Rodas
Verifique se a direção está puxando para um dos lados ou vibrando. Isso pode ser resolvido corrigindo o alinhamento e balanceamento das rodas.
3. Fluidos
Cheque o nível de fluidos como os da direção hidráulica, do freio, óleo do motor e de transmissão. Se a validade deles estiver se aproximando, pode ser uma boa ideia já adiantar a troca.
4. Sistema elétrico
Não corra o risco de pegar a estrada com uma lanterna ou farol queimados, ou um pisca com defeito. Além de ser considerado uma infração de trânsito, esse também é um grande risco à sua segurança.
5. Bateria
Muitos motoristas só lembram da bateria quando o carro não pega mais. Evite passar por isso no meio da estrada e revise o estado da sua.
6. Filtros
Um filtro de ar, combustível velho ou com muita sujeira pode deixar você na rua. No mínimo, a falta de cuidados com os filtros vai fazer seu carro gastar bem mais combustível, por isso é bom checá-los antes de viajar.
7. Macaco, triângulo e chave de roda
Você não quer precisar deles, mas é melhor ter a garantia de que estão em bom estado do que deixar para descobrir isso preso no meio da estrada. Confira e reponha o necessário para ter todos os itens de emergência que você pode precisar.
8. Seguro Auto
Antes de embarcar em uma viagem de carro, lembre-se de deixar seu seguro em ordem. Nesse momento, pode ser interessante, inclusive, contratar alguma cobertura adicional que não vem automaticamente com o produto, como a de danos morais a terceiros ou algo que proteja os demais passageiros do veículo, disponíveis em seguros mais completos como os da Liberty.
Siga a risca esse checklist na próxima vez que você for viajar para ficar tranquilo. Assim, depois que você pegar a estrada, a única preocupação que vai sobrar é quem vai ser o DJ do carro.