Qual é o segredo para manter o seu carro em boas condições? Manutenção rotineira e preventiva. Seja um carro recém-saído da fábrica ou que tenha 10 anos, a manutenção regular é importante para a longevidade do veículo e do seu bolso - já que pode evitar grandes problemas no futuro. Conheça alguns cuidados que você deve ficar de olho. Verifique o manual de proprietário do seu carro para o cronograma recomendado de manutenção, que provavelmente traz informações como:
A cada 5.000 km
Verifique as condições das seguintes partes a cada 5.000 km rodados. Substitua e repare conforme necessário.
Fluido de transmissão automática
- Bateria e cabos
- Cintos
- Filtro de ar do motor
- Mangueiras do motor
- Óleo e filtro do motor
- Sistema de exaustão
- Filtro de combustível
- Luzes
- Porcas das rodas
- Fluido de direção hidráulica
- Fluido de lavagem do parabrisa
Dica profissional: a pressão dos pneus e a profundidade do piso devem ser verificadas a cada 1.500 km. Se você não souber fazer essa análise, peça ajuda ao seu mecânico.
A cada 10.000 km
Além de realizar todas as inspeções e reparos de 5.000 km, a cada 10.000 km você também deve verificar:
- Filtro de ar da cabine
- Lubrificação do chassi
- Refrigerador do motor
- Pneus (pela sua rotação)
- Parabrisas
Dica profissional: limpe os faróis embaçados com pasta de dente. Funciona tão bem quanto soluções de limpeza mais caras, sem o custo elevado de um produto específico para isso.
A cada 20.000 km
Esse é o check-up anual do seu carro. Além dos itens da inspeção e dos reparos de 5.000 e 10.000 km, você também deve checar os seguintes itens:
- Sistema de ar-condicionado
- Freios
- Velas de ignição
- Direção e suspensão
- Correia dentada
- Alinhamento da direção
Dica profissional: use o manual de proprietário para localizar o filtro de ar, e limpe-o entre as trocas para manter o motor limpo. Assim, você pode favorecer a economia de combustível por quilometragem.
Algumas peças, como fluidos de transmissão ou amortecedores e suportes, só precisam ser substituídas em intervalos mais longos, de 50.000 a 80.000 km. Cada carro é diferente, por isso deixe que o manual de proprietário do seu carro seja o seu guia.