Sete mitos da manutenção de carros Content 2Fuja de serviços desnecessários de manutenção e reparo Conteúdo da PáginaQuando se trata da manutenção do seu carro, há uma linha tênue entre fato e ficção. Alguns serviços não podem ser evitados e você precisa encontrar uma oficina rapidamente. O Guia de Oficinas Brasil é uma boa ferramenta para encontrar os melhores estabelecimentos na sua redondeza.Mas, às vezes, mesmo que os mitos predominantes indiquem que você precisa de um reparo, muitas vezes isso pode não ser uma verdade. Entender esses equívocos de manutenção vai ajudá-lo a distinguir entre o que é obrigatório e opcional – e a evitar gastar dinheiro em um conserto desnecessário. Mito 1: se meu pneu furar, vou precisar de um novo.A menos que o furo danifique a lateral do pneu ou tenha mais de 0,5cm de diâmetro, o pneu não precisa ser trocado. Para furos pequenos, pergunte ao mecânico se ele pode tapar ou remendar o buraco para restaurar a vedação hermética do pneu e evitar que a umidade atinja os cintos de aço. Mito 2: devo trocar os quatro pneus ao mesmo tempo. Desde que os quatro pneus sejam da mesma marca, modelo e tamanho, não importa quando você os troca. Certifique-se de fazer o rodízio dos pneus a cada troca de óleo para aumentar sua vida útil. Você pode encontrar as melhores oficinas no Guia de Oficinas Brasil. Mito 3: combustível premium melhora o desempenho do carro.O combustível premium é desenvolvido para motores mais quentes e de compressão mais alta, e só vai beneficiar o veículo que exija ele – como um motor turbo ou de alto desempenho. Verifique o seu manual de proprietário para descobrir se seu carro requer combustível premium. Mito 4: devo trocar o fluido refrigerante e filtros de ar quando for trocar o óleo.Algum mecânico já sugeriu manutenção adicional "já que você está aqui"? A troca de filtros de ar e do fluido refrigerante são serviços que normalmente são incluídos pelos mecânicos. Mas eles não são relacionados ao óleo do motor ou necessitam de trocas regulares. Consulte o manual de proprietário do seu carro para saber quando fazer a troca. Mito 5: aditivos de óleo estendem a vida do motor e ajudam a funcionar melhor.Se você troca o óleo e o filtro regularmente, seu motor tem toda a ajuda necessária para funcionar corretamente. Normalmente não é necessário mexer nessa química, que é delicadamente equilibrada com aditivos. Mito 6: devo aquecer o meu carro antes de dirigir no frio.É verdade que as peças do motor precisam esquentar para funcionar em plena capacidade – mas também é fato que um motor ativo esquenta consideravelmente mais rápido que um motor parado. Além disso, a transmissão e os rolamentos precisam de movimento para esquentar completamente. Ou seja, o único benefício de aquecer o seu carro antes de dirigir é manter você quentinho. Mito 7: só preciso me preocupar com a correia dentada depois de 100.000 quilômetros.Mesmo que você tenha um carro com baixa quilometragem, deve monitorar a condição da correia dentada com inspeções regulares. Se adiar por muito tempo, ela pode falhar – deixando você na mão – e com um conserto bastante caro. Este artigo foi útil para você? SIM NÃO Compartilhe esse artigo