Quero ser voluntário, mas não sei por onde começar

Poucas coisas são tão realizadoras quanto dedicar seu tempo para transformar a vida de outras pessoas. É esse um dos motivos que levam tanta gente a fazer voluntariado. Para você que também sempre quis ser voluntário, mas nunca soube por onde começar, o Blog Momentos traz quatro dicas de projetos que estão em busca de apoio. Que tal começar o ano dando sua contribuição ao mundo?

Teto

Um teto sob o qual dormir à noite é uma das necessidades mais básicas de um ser humano. No entanto, situações de pobreza ou de calamidade, fazem com que famílias inteiras acabem não tendo onde se abrigar. O Teto trabalha intervindo em várias realidades, construindo abrigos temporários ou permanentes que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Como voluntário você pode, literalmente, colocar a mão na massa construindo casas e outras estruturas comunitárias. Como também pode colocar à disposição suas habilidades em outras áreas para ajudar a manter o projeto. Confira as várias possibilidades na página da organização.

CVV

Há situações na vida em que tudo parece sem saída. É aí que faz toda diferença ter alguém que escute e dê apoio, sem julgamentos nem críticas. Sendo voluntário do CVV, você pode ajudar anonimamente outras pessoas apenas conversando com ela via telefone ou chat. Basta ter, ao menos, quatro horas disponíveis por semana e fazer o curso de treinamento, pessoalmente ou online.

Pimp My Carroça

A nobre atividade de catar e encaminhar papel para reciclagem é praticada por muita gente no Brasil. No entanto, nem sempre o catador é visto ou reconhecido por esse trabalho. O Pimp My Carroça batalha para mudar a visibilidade e autoestima dos catadores de papel, dando nova cara às suas ferramentas de trabalho. Como voluntário, você pode ajudar pintando as carroças, por exemplo, de acordo com o manual do projeto. Como também pode fazer a sua parte com trabalhos de escritório, dando apoio ao Pimp My Carroça online ou presencialmente.

Voluntariado internacional

Se você gosta de conhecer novos povos e culturas, fazer parte de um projeto de voluntariado internacional pode ser uma experiência inesquecível. Organizações como a Volunteer Vacations fazem a ponte entre quem deseja ajudar e diversas ONGs dedicadas à ajuda humanitária pelo mundo. Você pode, inclusive, aliar turismo ao seu período de voluntariado, conhecendo bem os vários lados da realidade do país onde for oferecer seu trabalho. Sua chance de voltar para casa transformado e cheio de histórias para contar!

E a oportunidade de ajudar pode estar mais perto do que você imagina. Que tal procurar as que estão perto da sua casa, ou do seu trabalho? Igrejas e escolas, por exemplo, estão sempre envolvidas em trabalho comunitário, e doar roupas, alimentos, e itens de higiene, ou até um pouco do seu tempo para eles pode ser uma ajuda muito bem-vinda.