1. Explore a luz natural
Uma casa com bastante iluminação natural não só é mais agradável, como também economiza energia elétrica, já que é possível evitar o uso de lâmpadas ou iluminação artificial durante o dia. Preste atenção nisso na hora de comprar e discuta possibilidades com seu arquiteto ou engenheiro na hora de reformar.
2. Troque as janelas
Janelas mal vedadas podem ser a principal dificuldade na hora de aquecer ou resfriar um ambiente. Como existe troca de calor constante com o ambiente externo, o aquecedor ou ar-condicionado pode ter que trabalhar em dobro para conseguir alcançar a temperatura desejada.
3. Use painéis solares
Com dias claros praticamente todo o ano, é sempre uma boa ideia investir em painéis solares no Brasil. Você pode tanto usá-los somente para aquecer os chuveiros e torneiras, como também pode ter um modelo que produz energia elétrica, outra forma de economizar e tornar sua casa mais sustentável. Faça as contas: esse é um investimento que acaba se pagando ao longo dos anos.
4. Faça a recaptação de água da chuva
Coletada em reservatórios apropriados, bem vedados para a não proliferação de larvas de mosquito, essa água pode ser utilizada nas descargas, para regar as plantas, e ainda na limpeza da casa. Um estudo que vale a pena encomendar ao seu arquiteto na hora da construção ou reforma.