Olho na etiqueta
As marcas que se preocupam com as questões de sustentabilidade costumam deixar isso bem claro nas suas etiquetas. Matéria-prima ecológica, materiais reciclados, algodão orgânico: tudo está citado e destacado. Desconfie de marcas que preferem não tocar nesse assunto.
Compre de produtores locais
Preferir roupas feitas no próprio país é uma das maneiras de se fazer escolhas sustentáveis. Tudo o que leva a etiqueta "made in Brazil", por exemplo, está sujeito às leis e regulamentações nacionais, onde o trabalho escravo é combatido. Aquela blusinha super barata feita em um país distante pode não ter sido feita da maneira correta. Fique de olho nos noticiários e evite comprar de marcas que adotam essas práticas.
Faça escolhas duráveis e adote as trocas
Usar peças clássicas, que não caem de moda, feitas com bons materiais, é também uma forma de ser sustentável. E você ainda combate o desperdício e o consumismo desnecessário, que gera lixo e poluição no planeta. Cansada das mesmas peças? Promova uma troca entre amigas. É uma alternativa para reciclar o guarda-roupa sem gastar nada com isso.
Opte por materiais sustentáveis
Algodão natural não tingido, fios produzidos a partir da reciclagem de garrafas pet, materiais provenientes de comunidades onde se pratica o "preço justo" ou "fair trade". Todas são escolhas sustentáveis. Em muitos casos, elas podem custar mais do que as opções sem preocupação com o meio ambiente que você encontra nas grandes lojas, mas é uma diferença que vale a pena pagar, se pensarmos no longo prazo e no planeta que queremos deixar para os nossos filhos.