1.Olhe para além da sua realidade
O premiado curta-metragem brasileiro, Ilha das Flores, rodado em 1989, mostra o caminho que faz um tomate da sua produção ao descarte, passando pela mesa nossa de todo dia. O que parece uma grande brincadeira, abre nossos olhos ao impacto do que consumimos, e à geração de riqueza que não leva em conta as desigualdades que surgem no caminho dela.

2. Sustentabilidade é um assunto sério, e a ciência explica por quê
Seja nos grupos de WhatsApp, nas conversas com amigos, ou na internet, nos deparamos com muitos mitos quando o assunto é sustentabilidade. Documentários são uma ótima fonte para acessar informações sérias sobre esses assuntos, e conscientizar seus amigos e familiares quando essas conversas surgirem novamente. O documentário Uma Verdade Inconveniente, produzido pelo ex vice-presidente americano Al Gore, por exemplo, explora a fundo o que causa o aquecimento global, buscando saídas para evitar a catástrofe climática para qual estamos caminhando. Outra ótima dica para entender melhor nosso impacto na Terra é A última Hora, documentário produzido e narrado por Leonardo DiCaprio, que mostra a palavra de mais de 50 cientistas e líderes mundiais, entre eles Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev.
3. Tudo está interligado.
Nosso planeta é muito grande. Somos mais de 7 bilhões de habitantes, mas o que uma pessoa faz tem impacto em todo o mundo. No documentário Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, o fotógrafo Yann Arthus-Bertrand conta essa história mostrando a Terra sempre do alto. Um ponto de vista excepcional que ajuda a mostrar a beleza do planeta, sua fragilidade e o modo como tudo está interligado.
A arte e a cultura têm o poder de tocar as pessoas, iluminar, inspirar e chamar atenção para pontos esquecidos ou tabus da nossa sociedade. Estes filmes nos trazem alertas importantes, e se cada um de nós mudar um hábito ou fazer algo, mesmo que pequeno, em favor da sustentabilidade, já cumpriram seu propósito.